Ouvi (para lá do Mariachi que consagra esta cidade típica do México) ouvi dizia, falar desta cidade do interior do México, quando estive em Acapulco.
Se diferenças há entre Acapulco e Guadalajara, a geografia e a cultura servem de base a esta minha alembrança.
Guadalajara, uma cidade situada a cerca de mil e quinhentos mts de altura, é um centro de cultura e arte de excelência com várias Universidades e Institutos assim como dezenas de Museus sendo um deles Património Mundial da Humanidade (Hospício de Cabanas).
Guadalajara é terra de escritores e poetas, pintores e outros representantes das artes mundialmente conhecidos.
Acapulco junto ao Pacífico situa-se ao nível do mar e é uma cidade de veraneio e desportos náuticos, de Luxuosos Hotéis e discotecas, de eternos restaurantes e pequenos refúgios de musica Mexicana antiga e inesquecível.
Devido às suas praias e atracções direccionadas para o lazer e bem estar, Acapulco é um centro de convergência de Mexicanos do interior que procuram emprego na área dos serviços e turismo.
Foi precisamente nessa área (numa discoteca) que conheci um Mexicano de Guadalajara (Joaquim) que detestava Acapulco «Tierra de maricons» e se lembrava muito bem da Amália e do Eusébio.
Quase todas as noites o via, e ouvia os desabafos corridos de saudade da sua Guadalajara e os repetidos elogios a Portugal Portugueses marujos etc etc ...e ao Fado.
Era a primeira vez que o ouvia referir-se ao Fado.
Perguntei-lhe se gostava de Fado e respondeu-me com um sim convicto. Quanto ao porque gostava de Fado a resposta foi mais escorreita embora para mim não muito explícita.
- É igual !
- disse ele enquanto atendia meia dúzia de clientes no bar.
- Fado és igual ao Bolero e em Guadalajara si canta e dança muito o bolero.
Numa destas noites na Feira Internacional de Guadalajara foi homenageado um dos grandes cantores de Bolero, Chileno (não sei o nome). O Chile é País com estatuto de homenageado este ano e um País de tradições no Bolero.
-Porque é o Fado parecido com o bolero ? Perguntei a um Joaquim sempre atarefado.
-És la letra !
-Respondeu falando alto.
-Son siempre hestórias de amore e traiciones e muertes e mujeres e hombres e cabrones e....." - não tenho mais Espanhol que interesse para agora.
Bolero e Fado, canções de faca e alguidar de histórias da vida verdadeira e de outras vidas inventadas para não serem tão verdadeiras.
Canções tradicionais ! Uma de um Continente: O Bolero. A outra de um País : O Fado.
Sem grande esforço acabo por perceber que o Joaquim tinha imensa razão. A uma história de um Bolero tradicional, corresponde uma história similar de um Fado.
Poesia de sofrimento.
Canções de desassossego.
Histórias levadas a rir, outras para não chorar.
Canções de desassossego.
Histórias levadas a rir, outras para não chorar.
Tudo isto é Bolero !
Tudo isto é Fado !